CAPÍTULO I
Ignorância e Sociedade
Andrezza
M., Celi R., Gabriela M., Isabela
1) Que é ignorância?
Ignorância é não saber de
alguma coisa, ela pode ser tão profunda que nem sequer a percebemos, ou seja,
achamos que sabemos, mas realmente não sabemos e nem duvidamos que não sabemos.
2) Qual a diferença entre ignorância e
incerteza?
Ignorância é não saber de
algo e, na incerteza descobrimos que
somos ignorantes e quem nossas crenças e opiniões não dão conta da realidade, e
quando a ignorância e as dúvidas tomam conta descobrimos que aquilo que sempre
acreditamos não nos serve mais.
3) Por que a dúvida, a decepção e o espanto
podem despertar o desejo da verdade?
Porque a partir do momento que temos uma dúvida, ou uma decepção ou um
espanto passamos a não saber mais o que pensar, e aí saímos em busca da
verdade, saímos do estado de encantamento para ir em busca da verdade.
4) Por que em nossa sociedade é difícil
despertar o desejo da verdade?
Porque com a demasia de informações, a rotina e as regras impostas pela
sociedade nos sentimos seguros e confiantes, achando que o que nos dizem e
impõem é a verdade. Mas somente buscamos a verdade quando temos incerteza ou
estamos inseguros.
5) Como funciona a propaganda?
A propaganda nunca vende um produto dizendo o que ele é e para que ele
serve. Ela vende uma imagem que é transmitida por meio de um produto, fazendo
com que determinado objeto se torne o melhor e o essencial para nossas vidas.
6) Que significa dizer que o desejo, da
verdade pode ser despertado pelos próprios obstáculos à verdade citados por
nossa sociedade?
Significa dizer que quando encontramos obstáculos ou dificuldades e não
acreditamos mais no que vemos e no que ouvimos, buscamos através destes
obstáculos chegar a verdade.
7) Quais são os dois tipos de busca da
verdade?
O primeiro tipo de busca da
verdade é o que nasce da decepção da incerteza e da insegurança e, por si mesmo,
exige que saiamos de tal situação readquirindo certezas.
O segundo é o que nasce da deliberação
ou decisão de não aceitar as certezas e as crenças estabelecidas, de ir além
delas e de encontrar explicações, interpretações e significados para a
realidade que nos cerca. É a busca da verdade na atitude filosófica.
8) O que é a “dúvida metódica” de Descartes?
Para Descartes a dúvida metódica é quando temos dúvidas e incertezas do
que aprendemos, então passamos a elaborar um exame critico dos conhecimentos.
9) O que é o “argumento do sonho” de
Descartes?
O argumento dos sonhos para Descartes é que quando sonhamos estamos
convencidos que o sonho é realidade e não sabemos distinguir realmente o sonho
da verdade, por isso não podemos afirmar que o mundo não é um sonho.
10) Qual
a primeira verdade indubitável encontrada por Descartes? Explique como ele chegou
a ela.
A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é: “EU PENSO”.
Ele chegou a ela pelo seguinte raciocínio: eu penso, pois, se duvidar de que
estou pensando, ainda estou pensando, visto que duvidar é uma maneira de
pensar.
CAPÍTULO II
Buscando a Verdade
Eduarda, Ericson,
Gustavo, Lucas D., Sabrina
1. O que é o dogmatismo?
Dogmatismo
é uma atitude natural e espontânea que temos desde muito crianças. É a nossa
crença que o mundo existe e é exatamente como o percebemos. Somos seres
práticos e nos relacionamos com a realidade. Ex: Ciclo da vida -> Nascer,
Crescer, Trabalhar para sobreviver, Casar, Ter filhos e Morrer.
2.
O que é atitude dogmática? Por que é conservadora?
São
atitudes normais que aceitamos sem nenhum problema, porque tomamos o mundo como
já dado, já feito, já pensado. Mesmo quando descobrimos coisas novas já
diferentes do que havíamos suposto isso não abala nossa confiança na realidade.
É conservadora por que se coloca como critério de verdade.
3.
Como se rompe a atitude dogmática?
A
atitude dogmática se rompe quando somos capazes de uma atitude de estranhamento
diante das coisas que nos pareciam familiares. Que seja toda atitude fora do
padrão, dos critérios da sociedade é considerável atitude de estranhamento, e
só vai ser considerado normal quando a sociedade começar aceitar.
4.
Dê um exemplo (tirando de sua vida pessoal,
da literatura ou cinema) de estranhamento diante de alguma coisa ou algum fato
que pareciam simples e naturais.
Exemplo:
um professor colocar os pés em cima da mesa na sala de aula, é uma atitude de
estranhamento diante de um fato que pode ser simples se encarado como natural.
5.
Que dúvidas e perplexidades a linguagem
provoca em nós? Dê exemplos.
As
dúvidas pode ser nosso sentimento, e que a gente vai pensar, e se realmente
aquilo é verdade.
Ex: Poesia, Música, Cinema.
CAPÍTULO III
As concepções da
verdade
Alexsandro, Felipe S, Fernando, Kelvim e Paulo
1. O que é a verdade como alétheia?
A verdade na concepção
linguística grega, é a verdade no sentido factual e concreto da palavra, é a
verdade evidente pela contemplação, é a realidade tornada como verdade
totalmente visível e constatável. Estabelece-se em dicotomia de oposição de
valor ao falso, aparente (pseudos).
2. O que é a verdade como veritas?
A verdade na concepção
linguística do latim (romana) refere-se é a verdade no tom de veracidade
constatado em relato ou enunciado, relato constituído dos pormenores da
exatidão. Sua dicotomia é composta no valor oposto do que chamamos atualmente
de mentira.
3. O que é a verdade como
emunah?
A verdade na concepção lingüística hebraica
é baseada na esperança do cumprimento de um trato de fidelidade, a própria
confiança em síntese (no humano e no divino). A verdade se traduz na crença e
na expectativa hipotética ao invés da apreciação como fato incontestável ou
relato verídico. A infidelidade seria expressão máxima de oposição.
4. Qual a marca do conhecimento verdadeiro na alétheia? Que é adequação?
Na alétheia considera-se que a verdade está nas próprias coisas, na
realidade o conhecimento verdadeiro é apreensão intelectual e racional dessa
verdade. A marca do conhecimento verdadeiro é a evidência, uma abstração do
fato real ao nosso intelecto através da racionalidade. Adequação seria o critério de verdade como evidência e correspondência
da coisa (as idéias correspondem efetivamente as coisas e as coisas ao
intelecto).
5. Qual é a marca do conhecimento verdadeiro na veritas? Que é veracidade?
Quando predomina a veritas, considera-se que a verdade
depende do rigor e da precisão no uso de regras de linguagem, que devem
corresponder ao fato relatado. A veracidade
esta na correspondência da linguagem a realidade do relato, um argumento bem
constituído.
6. Qual a marca do conhecimento verdadeiro na emunah?
A emunah considera que a verdade depende de um acordo ou de um pacto confiança
entre os pesquisadores que definem um conjunto de convenções universais sobre o
conhecimento verdadeiro que devem ser respeitadas por todos.
7. Explique por que nossa concepção da verdade é uma síntese da alétheia, da veritas e da emunah.
A nossa concepção de verdade é
uma síntese das três fontes, por isso se refere-se a percepção das coisas reais
(como na aletheia), a linguagem que
relata fatos passados (como na veritas) e a expectativa de coisas futuras (como na emunah). A nossa concepção de verdade
abrange o que é, o que foi e o que será.
8. Quais os princípios em que se funda a ideia de consenso?
O consenso se estabelece
baseado em três princípios, que serão respeitados por todos:
1. Somos seres racionais e
nosso pensamento obedece aos quatro princípios da razão;
2. Somos seres dotados de
linguagem e que ela funciona segundo regras lógicas convencionadas e aceitas
por uma comunidade;
3. Os resultados de uma
investigação devem ser submetidos à discussão e avaliação pelos membros da
comunidade de investigadores que lhe atribuirão ou não valor de verdade.
Existe uma quarta teoria de
verdade baseada na teoria pragmática (pragma
= ação) que coloca que um conhecimento é verdadeiro quando tem resultado
prático, a marca do verdadeiro é a verificabilidade dos resultados e a eficácia
de sua aplicação.
9. Como a teoria pragmática concebe a verdade?
A teoria pragmática é o
bastião do conhecimento científico contemporâneo válido, pois determina fins
práticos e úteis para a verdade nele presente. Está próxima ideia grega de
verdade na correspondência entre a ideia e a coisa, mas se fundamenta pela
comprovação através de resultados eficazes. É portanto, mais factível em
relação ao consenso e à coerência.
10. Apresente as semelhanças e diferenças entre as quatro concepções de
verdade.
O que fundamentalmente difere
o caráter das duas da concepção pragmática e da concepção grega para a latina e
a consensual é a abordagem, enquanto que as primeiras lidam com fatos (fato
puro no caso da grega e seu valor de correspondência e o resultado efetivo
concreto como falso ou verdadeiro no valor da pragmática) as outras duas lidam
com questões de discurso em uma relação da lógica com a comunicação para
validar através do pensamento não baseado em experiências o que é a verdade.
Tanto a coerência como a como o consenso se baseiam na lógica, se separam, no
entanto no fator social do consenso para a sociedade hebraica, uma vez que se
respaldam na necessidade de cooperação entre os indivíduos e na fidelidade como
crença na verdade.
Israel; João
Victor; Lucas Z; Pedro H.
11. Como os filósofos gregos explicavam o erro e a falsidade?
A resposta é dupla:
1.
O erro falso e mentira se referem à aparência das coisas ou dos seres quando
não conseguimos alcançar a essência da realidade, são um defeito ou uma falha
de nossa de nossa percepção sensorial ou intelectual.
2.
O erro e a falsidade existem quando dizemos de algum ser aquilo que ele não é,
quando atribuímos qualidades que ele não tem. O falso e a mentira se alojam na
linguagem, quando fazemos afirmações que não correspondem a realidade.
12. Qual a diferença entre opinião e verdade? E entre aparência
e essência?
Opinião é algo individual, um
ser, de acordo com sua vivência, vê o mundo de maneiras diferentes. Já a verdade, como o proposto, está acima da
opinião. É algo único, está além de qualquer coisa.
A aparência é o que
vemos. Nossa visão do mundo muda com o tempo, por tanto ela nunca é total. Já a
essência, que abrange tudo.
Para Platão: Aparência:
Aquilo que se mostra, que é mutável;
Essência: Aquilo que é, as formas
imutável.
13. Com relação ao
conhecimento sensível, qual a diferença entre, de um lado, as posições de
Sócrates, Platão e Descartes, e, de outro lado, a de Aristótoles?
As nossas sensações ou impressões sensoriais variam conforme o
estado do nosso corpo, as disposições de nosso espírito e as condições em que
as coisas aparecem pelo mesmo motivo ou abandona as ideias formadas com base
nas nossas sensações é o que dizem Sócrates, Platão e Descartes, ou então,
encontrar aqueles aspectos da experiência sensorial que são necessários e
universais e por isso capazes de perceber em parte algo da essência real das
coisas é o que diz Aristóteles.
14. Como são concebidos o erro e a falsidade na concepção de
verdade como veritas?
A teoria da verdade deve ser tal que admita o
seu contrário, a falsidade. Alguns filósofos, e não poucos deixaram de
satisfazer adequadamente a esta primeira condição: construíram teorias segundo
as quais todo o nosso pensar deveria ser verídico, o que os pôs nas maiores
dificuldades para arranjar um lugar para a falsidade.
15. Por que na concepção de verdade como veritas a vontade é um elemento importante para entendermos o erro,
o falso e o verdadeiro? Que diz o cristianismo a esse respeito.
O que diz o cristianismo: Muitos por meio do relativismo, tem nos
dias atuais, procurado enfraquecer esta palavra, ou mesmo desmerecer a Santa
Igreja a qual segundo a Bíblia é a coluna e firmeza da verdade, logo, se esta
coluna vier a se abalar onde a verdade poderá se sustentar e se firmar? No meio
cientifico abalam por meio de dúvidas as convicções, e por meio de escândalos
põem em dúvidas as afirmações da santa palavra de Deus.
16. Qual a exigência
feita pelo grande racionalismo do século XVII quanto ao ponto de partida da
filosofia?
Eles introduziram a exigência de começar a Filosofia pelo exame de
nossa consciência – vontade, intelecto, imaginação e memória, para saber o que
podemos conhecer realmente e quais os auxílios que devem ser oferecidos ao
nosso intelecto para que controle e domine nossa vontade e a submeta ao
verdadeiro.
17. Quais os principais pontos da concepção da verdade no grande
Racionalismo do XVII?
Os
filósofos modernos afirmam que é preciso começar liberando o nosso espírito ou
nossa consciência dos pré-conceitos, dos dogmatismos da opinião e da
experiência: - a verdade é conhecida por evidência; a verdade se exprime no
juízo, que deve estar em conformidade com as coisas ou com os fatos; - do mesmo
jeito que afirmamos algo que é falso e a mentira, que não esta em conformidade;
- as causas dos erros são as opiniões e enganos na formulação de juízos; - para
outros as causas do erro e da mentira se encontram na vontade, como afirma o
cristianismo; - o pensamento tem uma
capacidade própria para chegar ao conhecimento verdadeiro.
18. O que é juízo analítico? E sintético?
Juízo analítico é aquele que fala do
predicado de um enunciado e que nada mais é, do que a explicitação contida no
conteúdo do sujeito do enunciado. Ex; o triângulo é uma figura de três lados.
E
no juízo sintético, o predicado
oferece informações sobre o sujeito, este juízo é ampliativo, pois
diferente de analítico ele é o único que aumenta o nosso conhecimento. Ex. o
calor causa a dilatação dos corpos, isso não esta contido no sujeito “calor”,
mas traz uma nova informação sobre o corpo.
19. O que é juízo sintético a priori?
O juízo sintético foi o segundo juízo criado na teoria de Kant,
baseada no criticismo. Consistia em ampliar o conhecimento; era um juízo
extensivo. Exemplos: Todo homem é moral; Todo homem é racional; 7 + 5 = 12.
A priori (do latim, « partindo daquilo que vem antes »), é uma expressão filosófica que designa uma etapa para se chegar ao conhecimento, que consiste no pensamento dedutivo. Mais especificamente, o conhecimento proposicional não pode ser adquirido através da percepção, introspecção, memória ou testemunho. É, assim, uma anterioridade lógica e não cronológica que é designada na noção "a priori". O conhecimento a priori se complementa com o conhecimento a posteriori, aquele que se adquire com a experiência.
A priori (do latim, « partindo daquilo que vem antes »), é uma expressão filosófica que designa uma etapa para se chegar ao conhecimento, que consiste no pensamento dedutivo. Mais especificamente, o conhecimento proposicional não pode ser adquirido através da percepção, introspecção, memória ou testemunho. É, assim, uma anterioridade lógica e não cronológica que é designada na noção "a priori". O conhecimento a priori se complementa com o conhecimento a posteriori, aquele que se adquire com a experiência.
20. O que é a verdade da filosofia idealista de Kant e
Husserl?
Kant a verdade é a captação e intelecção de fenômenos externos a
partir de um uso de nossas faculdades a priori de modo correto, respeitando
seus limites e possibilidades para interpretar o mundo.
Husserl a verdade então é a descoberta da essência que estes
fenômenos encerram, sendo externos e como tais, sendo puramente mentais e
entendidos como tais e etc.
Carlos
E. R., Felipe G., Eduardo C.
21.
Para Kant e Husserl o erro se encontra no Realismo. Explique
Para Kant e Husserl o erro e a falsidade se encontram
no realismo, isto é, na suposição de que os conceitos ou as significações se
refiram a uma realidade em si, independente do sujeito do conhecimento. Esse
erro e essa falsidade Kant chamou de dogmatismo e Husserl, de atitude natural,
ou tese natural do mundo.
22. Como a filosofia analítica concebe
a linguagem?
A filosofia analítica dedicou-se prioritariamente aos
estudos da linguagem e da lógica e por isso citou a verdade como um fato ou
acontecimento linguístico e lógico, isto é, como um fato da linguagem.
23. Qual foi a primeira concepção de
verdade na filosofia analítica?
Na primeira os filósofos consideravam que a linguagem
produz enunciados sobre as coisas – há os enunciados do senso comum ou da vida
cotidiana, e os enunciados lógicos formulados pela ciência. A pretensão da
linguagem nos dois casos, seria a de produzir enunciados em conformidade com a
própria realidade, de modo que a verdade seria tal conformidade ou
correspondência entre os enunciados e os fatos e coisas.
24. O quê a filosofia analítica entende
pela verdade coerência?
Entende como algo puramente linguístico e lógico,
isto é, a verdade é a coerência interna de uma linguagem que oferece axiomas,
postulados e regras para os enunciados e que é verdadeira ou falsa conforme
respeite ou desrespeite as normas do seu próprio funcionamento.
25. Explique brevemente a concepção
pragmática da verdade.
Há filósofos que consideram a teoria
da filosofia analítica sobre a verdade como teórica e insuficiente para chegar
a verdade de um fato ou de uma idéia. Pois, não pensam nas mudanças históricas
do conceito e acabam julgando que a verdade não existe ou é inalcansável pelos
seres humanos. Para eles o empirismo que está correto ao considerar que a
verdade de fato é obtida por indução e experimentação. E, que um conhecimento é
verdadeiro não só quando explica alguma coisa ou fato, mas sobretudo quando
permite obter conseqüências práticas e aplicáveis.
26.
Explique brevemente as mudanças da concepção da verdade em decorrência
de mudanças sociais e históricas.
As concepções históricas e as
transformações internas ao conhecimento mostram que as várias concepções da
verdade não são arbitrárias nem casuais ou acidentais, mas possuem causas e
motivos que as explicam, e que a cada formação social e a cada mudança interna
do conhecimento surge a exigência de reformular a concepção da verdade para que
o saber possa realizar-se.
27. Explique brevemente as mudanças da
concepção da verdade em decorrência de mudanças internas na filosofia.
A concepção da verdade como coerência interna e
lógica das ideias ou dos conceitos liga-se à concepção idealista da razão e do
conhecimento, isto é, à prioridade do sujeito do conhecimento ou do pensamento
sobre o objeto a ser conhecido.
Ótimo!
ResponderExcluirWUUUUUUOL Acheii todas resposttas do meu livro de filosofia Brigadão nus :))
ResponderExcluirMôo feliz rs'
ajudou bastante a estudar para a prova de filosofia.
ResponderExcluirvlw ajudou bastante
ResponderExcluire obrigado
Salvou a minha vida muito obrigado.
ResponderExcluirshow bom D++++
ResponderExcluirMe ajudou bastante, muito obrigado!
ResponderExcluireu apronto ela perdoa
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObg achei tudo uruuu
ResponderExcluirBom
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