terça-feira, 15 de maio de 2012

A águia e a galinha


  Adaptação do texto de Leonardo Boff

         Certa vez um camponês foi à floresta apanhar um pássaro para colocá-lo em uma gaiola. Surpreso ele encontrou um filhotinho de águia que havia caído de seu ninho. Com cuidado pegou o filhote e levou-o para casa. Lá, o colocou junto com as galinhas em seu galinheiro do quintal.

        A ave passou a viver como as galinhas, comia como as galinhas e fazia tudo como elas faziam, e dessa forma esqueceu-se que era uma águia, o rei/rainha de todos os pássaros, pensava ser uma galinha como as demais do quintal.

      Depois de cinco anos, o camponês recebeu em sua casa a visita de um naturalista, que surpreso viu no seu galinheiro uma linda águia. Disse o naturalista: - Esse pássaro aí, não é uma galinha, é uma águia.

- De fato – disse o camponês. É uma águia, mas como eu a criei como galinha ela não sabe que é uma águia, transformou-se em uma galinha como todas as outras.

 - Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia, pois tem o coração de águia e um dia ela voará nas alturas. Então decidiram fazer uma experiência. O naturalista ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: Voa águia, você pertence aos céus, abra suas asas e voe.A águia olhou ao seu redor e viu as galinhas ciscando no terreiro e pulou para junto delas.

O camponês comentou:

-    Eu não lhe disse ela virou galinha, veja só. 

           O naturalista não convencido no dia seguinte resolveu experimentar novamente, então subiu com a águia no telhado da casa do camponês. 

           E disse a águia: - Você que é uma águia, abra as suas asas e voe. A águia vê lá de  cima as galinhas, voa novamente para junto delas no terreiro.

          O camponês diz: -Viu, eu não lhe falei, desista ela jamais será novamente uma águia. 

         Não – respondeu o naturalista, tentarei amanhã, não desisto, ela é uma águia, pois possui o coração de águia. Vamos experimentar amanhã pela última vez. Aí se ela não voar eu desisto e vou-me embora.

         No dia seguinte, o naturalista e o camponês pegaram a águia e a levaram para longe, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu-a novamente bem ao alto e ordenou-lhe: 

        - Voe águia, você pertence aos céus e não a terra, abra suas asas e voe! 

        A águia olhou ao seu redor e tremia como se experimentasse uma vida nova, mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem ver a vastidão do horizonte banhada pelo sol.

   Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou e ergueu-se soberana e começou a  voar para o alto, a voar cada vez mais alto, até confundir-se com o azul do firmamento.

  Queridos leitores, nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. Mas nós somos águias. Por isso abram as suas asas e voem. Voem como águias, pois não podemos jamais nos contentar com os parcos grãos que nos jogam ao chão para ciscar. Nós temos duas dimensões, a dimensão águia e a dimensão galinha, elas vivem dentro de nós, basta sabermos qual das duas dimensões que se sobressairá.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

POESIA "O que é filosofia"


O que é filosofia?
Dora Incontri
O que é filosofia?
Perguntam todos perplexos.
Será um monte de livros,
Com discursos desconexos?
Será um bicho difícil,
que pode nos devorar,
se não formos muito espertos,
para a resposta encontrar?
Na filosofia mesmo,
nada deve ser complexo,
podemos fazê-la fácil,
numa lógica com nexo.
Filosofia é uma forma
de perguntar as questões,
que mais afligem o homem,
que mais nos dão comichões.
É perguntar sobre a vida
querer saber sobre a morte,
é um olhar para o universo
é um indagar sobre a sorte…
Filosofia faz parte
da vida de cada dia
porque pergunta os porquês
que a nossa razão afia.